top of page

Dia 04 de outubro - Dia do Médico do Trabalho

Atualizado: 4 de out. de 2023

Dia 04 de outubro, é celebrado o dia do Médico do Trabalho. É dia de nos orgulharmos da nossa especialidade!


A Medicina do Trabalho surgiu no Brasil na década de 1920, com a criação da Inspeção do Trabalho, no Rio de Janeiro, que deu início à adoção de normas de proteção ao trabalhador. Na década de 1930, foi criado o Departamento Nacional do Trabalho (DNT) que tinha como objetivo zelar pelo cumprimento das leis sobre acidentes de trabalho. Em 1940, dois marcos importantes: O surgimento da Consolidação das Leis de Trabalho (CLT) e a criação das Comissões Internas de Prevenção de Acidentes (Cipas).

Os avanços na legislação foram registrados até o final dos anos 1960, melhorando a fiscalização e ampliando a demanda por mão de obra especializada. Nesse cenário, surge, em 1968, a Associação Nacional de Medicina do Trabalho (ANAMT). E, em Santa Catarina em 1980, a criação da Associação Catarinense de Medicina do Trabalho (ACAMT). Contudo, somente em 2003, a Medicina do Trabalho passou a ser reconhecida pelo Conselho Federal de Medicina (CFM) como especialidade médica.

Com o passar dos anos, a Medicina do Trabalho deixou de ser um instrumento de suporte à fiscalização dentro do ambiente corporativo e passou a ser uma aliada dos empregados e empregadores. A ênfase passou a ser na promoção à saúde dos trabalhadores e prevenção de doenças, estimulando práticas de vida saudável para a manutenção da saúde física e mental.

Enquanto Associação, seguimos com o legado de promover atualização científica aos Médicos do Trabalho. Parabéns pelo nosso dia!


Tatiana Rigotti

Presidente ACAMT





Posts recentes

Ver tudo

Lei nº 14.737 de 27 de novembro de 2023

Altera a Lei nº 8.080, de 19 de setembro de 1990 (Lei Orgânica da Saúde), para ampliar o direito da mulher de ter acompanhante nos atendimentos realizados em serviços de saúde públicos e privados. O P

bottom of page