Ofício ao Secretário Estadual de Saúde de SC - Vacinação contra Covid-19 para Médicos do Trabalho

Ofício 001/2021

Florianópolis, 08 de fevereiro de 2021.

Ao Senhor

Dr. André Motta Ribeiro

Secretário Estadual de Saúde de Santa Catarina

Prezado Dr. André,

A Associação Catarinense de Medicina do Trabalho (ACAMT) é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, com sede na Associação Catarinense de Medicina (ACM). Principal órgão representativo dos médicos do trabalho e também responsável pela promoção, defesa e aprimoramento científico da Medicina do Trabalho em Santa Catarina.

Assim, solicitamos sua atenção especial no que se refere à atuação do médico do trabalho, que atua na linha de frente, cuidando da saúde dos trabalhadores:

1.Avaliação dos trabalhadores quanto a sintomas suspeitos de Covid-19;

2.Implantação de medidas preventivas relacionadas ao Covid-19 no trabalho;

3.Monitoramento da saúde dos trabalhadores viajantes, definindo necessidade de quarentena;

4.Identificação de trabalhadores em grupo de risco, que foram deslocados sempre que possível para trabalho remoto;

5.Realização de procedimentos em ambientes para “busca-ativa” de casos de Covid-19;

6.Realização de procedimentos para afastamento do trabalho, encaminhamento para benefício previdenciário e exame médico de retorno ao trabalho, quando fosse o caso;

7.Realização de exames médicos demissionais, que continuaram sendo exigidos na modalidade presencial; e

8.Atuação em tele monitoramento de trabalhadores afastados em isolamento domiciliar ou em trabalho remoto.

Com base em tal constatação, a ACAMT vem solicitar que os médicos do trabalho, pelas razões acima expostas, sejam contemplados como parte da população a ser prioritariamente vacinada, junto aos demais profissionais da saúde que atuam na linha de frente ao atendimento da pandemia, e que, muitas vezes, são os primeiros a detectar, diagnosticar e atender pacientes doentes.

Entendemos que muitos são os grupos que necessitam de atendimento prioritário. Contudo, ressaltamos que os médicos do trabalho nunca estiveram afastados de suas atividades laborativas, mantiveram a realização de todas as ações prezando a saúde do trabalhador prevista em legislação vigente no país e ainda, assumindo o manejo de milhões de trabalhadores adoecidos pela COVID-19, evitando assim que os mesmos sobrecarregassem o sistema público.

Desta forma, solicitamos gentilmente ao senhor que propicie uma estratégia de vacinação aos médicos do trabalho de Santa Catarina. Colocamo-nos à disposição para auxiliar no que for necessário.

Respeitosamente,

Dra. Tatiana Rigotti Bastos Presidente

Posts recentes

Ver tudo

No dia 4 de outubro comemora-se o dia do Médico do Trabalho. A data foi escolhida em homenagem ao nascimento do médico italiano Bernardino Ramazzini, considerado o pai da medicina do trabalho. Nessa d