Ofício 001/2021
Florianópolis, 08 de fevereiro de 2021.
Ao Senhor
Dr. André Motta Ribeiro
Secretário Estadual de Saúde de Santa Catarina
Prezado Dr. André,
A Associação Catarinense de Medicina do Trabalho (ACAMT) é uma entidade de classe, sem fins lucrativos, com sede na Associação Catarinense de Medicina (ACM). Principal órgão representativo dos médicos do trabalho e também responsável pela promoção, defesa e aprimoramento científico da Medicina do Trabalho em Santa Catarina.
Assim, solicitamos sua atenção especial no que se refere à atuação do médico do trabalho, que atua na linha de frente, cuidando da saúde dos trabalhadores:
1.Avaliação dos trabalhadores quanto a sintomas suspeitos de Covid-19;
2.Implantação de medidas preventivas relacionadas ao Covid-19 no trabalho;
3.Monitoramento da saúde dos trabalhadores viajantes, definindo necessidade de quarentena;
4.Identificação de trabalhadores em grupo de risco, que foram deslocados sempre que possível para trabalho remoto;
5.Realização de procedimentos em ambientes para “busca-ativa” de casos de Covid-19;
6.Realização de procedimentos para afastamento do trabalho, encaminhamento para benefício previdenciário e exame médico de retorno ao trabalho, quando fosse o caso;
7.Realização de exames médicos demissionais, que continuaram sendo exigidos na modalidade presencial; e
8.Atuação em tele monitoramento de trabalhadores afastados em isolamento domiciliar ou em trabalho remoto.
Com base em tal constatação, a ACAMT vem solicitar que os médicos do trabalho, pelas razões acima expostas, sejam contemplados como parte da população a ser prioritariamente vacinada, junto aos demais profissionais da saúde que atuam na linha de frente ao atendimento da pandemia, e que, muitas vezes, são os primeiros a detectar, diagnosticar e atender pacientes doentes.
Entendemos que muitos são os grupos que necessitam de atendimento prioritário. Contudo, ressaltamos que os médicos do trabalho nunca estiveram afastados de suas atividades laborativas, mantiveram a realização de todas as ações prezando a saúde do trabalhador prevista em legislação vigente no país e ainda, assumindo o manejo de milhões de trabalhadores adoecidos pela COVID-19, evitando assim que os mesmos sobrecarregassem o sistema público.
Desta forma, solicitamos gentilmente ao senhor que propicie uma estratégia de vacinação aos médicos do trabalho de Santa Catarina. Colocamo-nos à disposição para auxiliar no que for necessário.
Respeitosamente,
Dra. Tatiana Rigotti Bastos Presidente
Opmerkingen